Os seus ramos, frescos ou secos, têm um forte sabor aromático e são muito utilizados em certas regiões como especiarias. Em Portugal, os orégãos são muito utilizados na cozinha alentejana e algarvia, e os italianos não dispensam este condimento nas suas pizzas. Fique a conhecer mais sobre esta planta.
Nome científico: Origanum vulgare L.
Família: Lamiaceae
Nomes comuns: Orégão, orégão-vulgar-de-minho, oragão-ordinário, ourégão, manjerona-brava, manjerona-selvagem, orégão-comum.
Factos: Planta herbácea da região do Mediterrâneo e do Oriente Médio, difundida por quase todo o mundo. Muito cultivada no Brasil, especialmente entre comunidades de origem italiana.
Descrição: Relativamente vulgar entre nós tanto ao longo de linhas de água e em áreas pedregosas, vivas, eretas, herbácea, atingindo 40 cm de tamanho com ramos algumas vezes arroxeados e vilosos. Com folhas pequenas, esparso-pubescentes, flores esbranquiçadas, por vezes violáceas, reunidas em espigas terminais, mais ou menos compactas.
Cuidados a ter: A planta propaga-se geralmente por estacas ou por divisão de estolhos e pode manter-se em produção durante vários anos, colhendo anualmente apenas as inflorescências anuais. Trata-se duma planta que exige tempo quente para um bom desenvolvimento e produção. Em Portugal é espontânea, sobretudo no sul.
Usos:
Contém um óleo essencial, especialmente as sementes, ricas em timol, que são utilizadas na perfumaria e na culinária. Na medicina tradicional os orégãos são considerados como um estimulante do sistema nervoso, como analgésico, espasmódico, sudorífico, estimulante digestivo e para combater problemas respiratórios. É também diurético, expetorante e alivia dores menstruais. Por vezes é usa-se em cataplasmas sobre o pescoço para tratar torcicolos.
Várias espécies do género Origanum são nativas do Mediterrâneo, todas usadas como tempero. A influência do clima, tempo e fertilidade do solo na composição dos óleos essenciais que dão seu aroma característico é maior que a diferença entre as varias espécies. Uma planta muito parecida é a manjerona, que tem um sabor um pouco diferente por causa de compostos fenólicos presentes em seus óleos aromáticos com alguns efeitos alucinógenos.
Orégano tem alta atividade antioxidante pela presença de ácido fenólico e flavonoides. Adicionalmente tem propriedades antimicrobianas contra bactérias como Listeria monocytogenes e outros patógenos presentes nos alimentos, o que faz com que ajude a preservar alimentos.
É um ingrediente imprescindível da culinária italiana, onde é utilizado em molhos de tomate, vegetais refogados, carne e é claro na pizza. Junto com o manjericão dá o caráter da culinária italiana.