top of page

TRILHO DO PASTOR

Serra do Montejunto | Alenquer | Portugal | Comprimento total do trilho: 4,55 quilómetros | Elevação Máxima do trilho: 652 metros | Elevação Média do trilho: 492 metros | Elevação Mínima do trilho: 347 metros | Declive Máximo: 39,8% | Declive Médio: 11,7%. | Ler até ao fim.

Este percurso é ideal para fazeres um baptismo de caminhada em montanha, com a família e amigos. Com paisagens dignas de um filme, geografia variada, diferentes patamares de exigência física e baixo nível técnico, vais regressar a casa renovado, com só acontece nas caminhadas de montanha.
 

INÍCIO

O trilho começa junto à Capela de Nossa Senhora das Neves, passa ao lado das ruínas do mosteiro (visitar), vira à direita por uma estada estreita, em direcção ao parque de antenas. A seguir ao muro, à esquerda, vais encontrar um trilho simples (não sinalizado), ladeado por vegetação rasteira. Avança é por aqui.

- Ao percorreres 375 metros do trilho simples (atenção), vira à esquerda e continua na direcção do vale.

- Aos 554 metros, vais encontrar um desvio à direita para o centro do vale, com a indicação "Casal Janota", ignora-o e segue em frente pela encosta.

- A partir dos 950 metros, deves caminhar com cuidado redobrado, devido a gravilha solta no trilho (pode ser escorregadia).

- Aos 1.018 metros, chegas à crista da encosta, sugiro que faças uma paragem para contemplares o vale do "Casal Janota" à tua esquerda.

- No mesmo local, se olhares em frente e para direita, podes ver o Rio Tejo, as Serras de Sintra(Sudoeste) e Arrábida(Sul), o Monte Redondo e uma sementeira de povoações e pontos de interesse dos municípios de Alenquer e Vila Franca de Xira...

- Se fores paciente, fica agachado em silêncio, neste local, durante algum tempo e é possível que avistes alguns pássaros grandes a "surfarem" os ventos da crista da encosta.
 

1º PATAMAR

- Depois dobrares a crista da encosta, a descida continua até uma estrada florestal, aos 1.810 metros, que atravessa de Este para Oeste a Serra do Montejunto.

- Nota, como a folhagem das árvores não cresce no lado da encosta.

- Ao chegares à estrada florestal, vira à direita e segue esta via florestal.

- Aos 2.950 metros, vais encontrar a "prega" da serra, que baptizou o "Trilho do Pastor".


A PAUSA

Antes de subires a "prega do pastor", sugiro que faças uma pausa. Senta-te na estrada florestal e contempla a subida. A paragem também é útil para: baixares o ritmo cardíaco, hidratar, comer, retemperar forças e unir o grupo para subida. (Mantém o grupo unido)


SUBIDA INTENSA

Para tirares maior partido da ascensão da prega, sugiro; sobe sem pressas, os mais fracos sobem à frente e marcam o ritmo, sem pressões para andarem mais rápido, só reforço positivo, um passo de casa vez para chegarem lá cima. Parar sempre que for necessário, para recuperar as forças.

Caso tenhas duvidas, acerca do ritmo certo para fazeres a ascensão, fala com o elemento mais fraco e ajusta o ritmo da caminhada, para que não lhe falte o ar, enquanto fala e caminha. Sem ansiedades. "Devagar se vai ao longe". À medida que o final se aproxima, a pendente vai-se suavizando.


OS PASTORES

Se fizeres o trilho ao fim da tarde, podes ter a sorte de encontrares 1 ou 2 pastores (pai e filho) que habitualmente, apascentam os seus rebanhos de centenas de cabras, por esta área do Montejunto. Antes de encontrares os pastores, vais ser envolvido pela musica da cabras e seus badalos, que anunciam a sua presença antecipadamente. Quando te aproximares dos pastores, vais receber de imediato a visita de um dos cães pastores. Não fazem mal, a quem vem por bem. Aguarda, pousa devagar os bastões de Caminhada, olha-o animal directamente nos olhos. Deixa que te cheirem. De seguida, passas a fazer parte do rebanho.

Se estiveres em caminhar em grupo, com crianças ou caminheiros com fobia a cães, procura acalma-las e explicar a situação antecipadamente. Se as crianças estiverem assustadas pega-lhes ao colo, quando encontrarem os cães, até que se tranquilizem. Quanto aos adultos com fobia a cães, deves rodeá-los por outros caminheiros, como se estivessem dentro de um jaula humana. Aos poucos abre a jaula. Nunca deves fugir dos cães, vai provocar os cães e ter o efeito oposto. Para terminar o encontro com os pastores, ainda falta a bonita burra Miquelina, mas essa parte é uma surpresa para quem fizer o trilho.

Estes pastores, são genuínos embaixadores do Montejunto, gente livre e feliz, que se move em sintonia com a natureza. Uma raridade nos nossos tempos. Nota importante: os Pastores não são atações turísticas. Pede autorização para fotografar e tocar nos animais.


O FINAL

O final do Trilho do Pastor termina com percurso de 200 metros, por estrada de alcatrão, até à Capela de Nossa Senhora da Neves. É hora de celebrar o fim do trilho.


TRACK

Do trilho do Pastor, em KML (GOOGLE)

 

 

 

 










NOTAS IMPORTANTES:



CRIANÇAS

"Já conduzi por este trilho, com tranquilidade, vários grupos de amigos e família, com crianças."

Para fazeres o trilho com crianças, tens que conhecer o antecipadamente o percurso. Saberes onde ficam os pontos de resgate e as estradas de acesso. Tens que informar-te sobre as condições climatéricas, a roupa, agua, comida necessárias e a capacidade física das crianças. Tens que fazeres uma conversa e caminhada preparatória com as crianças, alguns dias antes, onde explicas o percurso e os seus desafios.

Dares a conhecer o Trilho do Pastor a uma criança é ofereceres uma memória real de uma grande aventura. Vais aumentar: a sua capacidade física, o conhecimento dos seus limites, a pratica da entreajuda e o reforços dos laços familiares, o contacto com a natureza e a realidade. Com vigilância, deixa a criança ir à frente, eles são exploradores natos. Lembras-te de ti?



LIXO

Não deixes qualquer tipo de lixo, na montanha, mesmo que seja orgânico. Apanha todo o lixo que encontrares, mesmo que não seja teu. Se tiveres necessidade de obrar ou urinar, procura um local afastado do trilho, recolhe o papel higiénico e guarda-o dentro de um saco plástico, para deitares no próximo caixote lixo.



AMBIENTE

Não colhas flores; não faças barulho; não uses colunas de som portáteis; não atires ou empurres pedras pela encosta, podem atingir outros caminheiros mais abaixo; não perturbes ou mates qualquer animal ou inseto é a casa deles. NÃO FAÇAS FOGUEIRAS.



CLIMA

Informar-te antecipadamente sobre o clima, durante as horas da caminhada. Com trovoada não podes Caminhar. Os bancos de nevoeiro podem provocar grande desorientação, calma e cuidado. Utiliza o track do Google Maps, acima referenciado, como indicação do Caminho se estiveres desorientado. Ao parares deves proteger-se do frio para evitares a Hipotermia, mexe-te para produzires calor, até chegares a um local abrigado.



RESPONSABILIDADE

A montanha é um local onde a honestidade da natureza é total, para o bem e para o mal. A natureza não quer saber quem tu és, se és novo ou velho, bonito ou feio. Todos levam o mesmo tratamento igual. Se estiver a chover, todos vão ficar molhados, da mesma forma... Existe muito pouco espaço, para o improviso e caminheiros mal preparados. Esse tipo de pessoa habitualmente leva para casa uma memória amarga, ou infelizmente, alguns já não regressam a casa.

Caminhar na montanha pode ser uma actividade perigosa, que pode meter tua vida em risco, se não acautelares os cuidados básicos. A "Ando com vontade" não se responsabiliza pela tua decisão de seguires este trilho, ou eventuais danos ou morte, ocorridos durante ou após a travessia do Trilho do Pastor. A informação aqui publicada serve apenas com referência para te ajudar a fazeres o trilho. Tu és responsável pela decisão de fazer o Trilho do Pastor.



112

Se estiveres em apuros e precisares de um resgate na montanha, telefona para o 112. Recorda: que o 112 funciona com qualquer rede telefónica, mesmo que a tua rede não tenha cobertura. Com o frio, a bateria do telemóvel perde capacidade. Coloca o telemóvel em contacto com a tua pele para aqueceres a bateria. O 112 não é um numero informativo para caminheiros. Usa este numero para comunicar incêndios.



VIAGEM DE CARRO

1 Hora de viagem de Lisboa. https://goo.gl/maps/dyAjvoxYSstmzgZQA -



BICICLETA

TRILHO, NÃO É APTO PARA BICICLETAS.
 

#montejunto #alenquer #caminhada #caminheiros #montanha #natureza #andocomvontade

icone_kml.png
bottom of page