roxo, de medo
medidas de protecção
TROVOADA
TROVOADA
LÊ ATENTAMENTE E MEMORIZA A INFORMAÇÃO DESTA PÁGINA. SEGUE UM CAMINHO INFORMADO. PODE SALVAR-TE A VIDA!
Não existe uma forma doce de abordar a trovoada. A melhor forma de lidares com fenómenos, que não podes controlar, é prepares-te antecipadamente para os enfrentares.
TROVOADA = PARAGEM
Procura conhecer antecipadamente a previsão meteorológica para o período em que vais caminhar. Organiza o teu dia conforme os alertas de trovoada. Deves ter uma margem de segurança, porque os modelos climatéricos não são uma ciência exacta. Existem inúmeros sites e aplicações meteorológicos. Basta procurares na Internet a palavra "meteo".
LOCAIS SEGUROS VS LOCAIS INSEGUROS...
FACTORES QUE PODEM ATRAIR UM RAIO
A "diferença de potencial" é o factor que mais pode atrair um raio. Se imaginarmos um bastão de peregrino, na parte mais afastada do chão temos uma carga, na parte em contacto com o chão, temos a carga inversa. Quanto maior for a diferença (altura) entre esses dois pontos, maior vai ser a "diferença de potencial". É por esse motivo que os "Para-raios" estão habitualmente na parte mais alta dos edifícios.
A descarga eléctrica procura sempre o caminho mais curto entre dois pontos, para chegar ao chão (terra). Se a descarga eléctrica atravessar o teu corpo, pode ferir-te ou matar-te. Ao deitares-te diminuis a "diferença de potencial" e a distância que a descarga eléctrica tem que atravessar no teu corpo para chegar ao chão. Deves ter em conta que, apesar de ser um fenómeno raro, os raios também podem sair da terra para as nuvens, como podes ver neste vídeo (+info).
OS SINAIS DE ALERTA
Alguns sinais podem denunciar que está na eminência de cair um raio. A fotografia foi captada momentos antes de o raio atingir a vítima que aparece na fotografia.
-
Formigueiro na pele
-
Odor a cloro (é resultado do ozono produzido quando os óxidos de azoto a partir de um raio interagem com outros produtos químicos)
-
Palma das mão suadas
Fonte da imagem da e noticia; https://www.dailymail.co.uk
MEDIDAS DE PROTECÇÃO
Se, durante a caminhada, detectares: relâmpagos (luz), trovões (som) ou raios (descarga eléctrica), deves iniciar a "Regra 30|30". Se a diferença entre o relâmpago e o trovão for menor que 30 segundos, a trovoada está a menos de 10 quilómetros da tua localização. Deves procurar de imediato abrigo dentro de uma casa (deves afastar-te das janelas) ou dentro de um carro com as janelas fechadas. Caso não seja possível abrigares-te numa casa ou carro, deves assumir as posições de segurança, conforme explicado abaixo. Antes de voltares ao caminho, deves esperar 30 minutos depois do último relâmpago, 30|30.
O EFEITO DA GAIOLA DE FARADAY
Este efeito direcciona a corrente eléctrica pela periferia sem eletrocutar quem está dentro da casa, carro, gaiola. Uma casa, um carro, um avião são exemplos onde acontece naturalmente este efeito.
Nota: as paragens de autocarro não são seguras.
POSIÇÕES DE SEGURANÇA DE EMERGÊNCIA
Existem duas posições de emergência recomendadas, quando não existe qualquer possibilidade de encontrares abrigo. A posição de "campo aberto" e a posição para quando estiveres rodeado de "elementos mais elevados" e não tens forma segura de saíres rapidamente do local.
POSTURA DE EMERGÊNCIA QUANDO ESTIVERES RODEADO
DE ELEMENTOS MAIS ELEVADOS. (FLORESTA, POSTES, PONTES...)
POSTURA DE EMERGÊNCIA PARA CAMPO ABERTO
COMO PRESTAR AUXILIO A UMA VÍTIMA?
Ser atingido por um raio, não implica morrer!
-
Avalia os sinais vitais (primeiros socorros)
-
Se for necessário, inicia o suporte básico de vida.
-
Procura recuperar a consciência da vítima.
-
Se existir possibilidade, tenta sair do local, sem a mochila, para evitares seres atingido por repetições de raios no mesmo local.
-
Se não existirem elementos mais altos à tua volta, deves permanecer deitado, até que a trovoada passe.
-
Assim que a trovoada passar, liga para o 112 e inicia o processo de resgaste
CONHECE!
Graças às tecnologias, podes ver nesta secção o que acontece quando um raio cai perto de ti: os estragos, as reacções, os sinais antes da trovoada, as características da trovoada... sem correres risco de vida.
FACTO IMPORTANTE: Podem cair vários raios seguidos no mesmo local. Se acontecer, deves tentar sair, o mais rapidamente possível do local.
Quando um raio cai na tua proximidade, é como se rebentasse uma bomba. Mesmo que não sejas atingido pelo raio, podes sofrer várias consequências: queimaduras, projecções, cegueira e surdez temporárias, electrocução indirecta pelo solo, perda de consciência, fogo...
A trovoada pode manifestar-se de formas muito estranhas: das nuvens para à terra, da terra para as nuvens, entre nuvens... Vale a pena assistires ao vídeo, abaixo, para conheceres as múltiplas formas, como se pode revelar a trovoada.