Asparagus acutifolius:
Distribuição geográfica
Encontra-se distribuída por toda a Bacia do Mediterrâneo . Em Portugal localiza-se nas regiões da Estremadura, Ribatejo, Alentejo, Algarve. Em #o França localiza-se no Sul do país.
Descrição
É uma planta perene. também conhecia por espargueira, espargos ; Corruda-menor, Espargo-bravo-menor, Espargo-silvestre-menor.
Pode-se encontrar em caminhos espontaneamente, em solos secos e com muita exposição solar especialmente junto a pedras, muros e junto de arbustos ou árvores especialmente a oliveira .
Nos rebentos jovens pode-se encontrar grande quantidade de asparagina.
Esta espargueira diferencia-se das outras pela grande quantidade de pequenos cladodios de cor verde escuro que cobrem quase toda a planta; é frequente que tenha o porte de uma pequena liana. Vive em lugares mais frescos e sombrios, mas é muito possível que coincida com outras espécies de espargueiras nos mesmos lugares. Floresce ao final do verão.
Uso histórico
O espargo usa-se desde tempos longínquos como uma verdura e para a medicina, devido a seu sabor delicado e suas propriedades diuréticas. Foram cultivados pelos antigos egípcios, os gregos e os romanos, os quais os comeram frescos de temporada e secavam o fruto para seu uso em inverno. Os espargos perderam popularidade durante A Idade Média, mas o seu consumo ressurge a partir do século XVII.
Usos
Antigamente utilizava-se como diurético.
Já o conheciam os egípcios e se suspeita que foram os romanos os que a introduziram na Península ibéria.
Utiliza-se como alimento os rebentos jovens, até sua parte lenhosa e por ser demasiado dura para cozinhar. Estes rebentos nascem do rizoma e quando têm suas folhas e espinhas muito ternas constituem um alimento gormet ou de subsistência extraordinário em determinadas mesas . Sendo portanto consumido pelos mais ricos e mais pobres. O seu sabor é amargo, ainda que não em excesso. Frequentemente são cozidos em sopa de espargos ou em omelete de espargos.
O espargo é baixo em calorias, não contém gordura nem colesterol, e é muito baixo em sal. É uma fonte rica de ácido fólico, potássio, fibra natural e rotina.