Solanum betaceum
O tomate arbóreo, tomate inglês ou tamarilho pertence à família das Solanáceas e é uma pequena árvore nativa dos Andes, de onde se expandiu para todas as zonas de clima subtropical. Em Portugal Continental encontra-se nas zonas temperadas junto à costa.
Esta árvore possui porte arbustivo de 2 a 3 m de altura e é facilmente reconhecida pelas suas folhas grandes. É uma planta monoica hermafrodita, ou seja, as flores possuem os dois sexos. Vive cerca de 5 a 6 anos, entra em produção no 2.º ano e produz um máximo de frutos aos 3/4 anos.
Propaga-se com muita facilidade quer por semente como por estacaria. Deve ser plantada no início da estação húmida com um compasso de 4m x 2,5m.
É uma planta rústica no que diz respeito às pragas e doenças, sendo os afídios e tripes (flores, folhas), o oídio e a antracnose (frutos) as enfermidades mais comuns.
A poda é importante para estimular a ramificação e deve ser feita para eliminar os galhos que já tenham frutificado e induzir a formação de novos galhos. Nas árvores em produção poda-se os ramos mortos ou doentes.
O fruto, com semelhanças ao tomate, é oval e pontiagudo no extremo inferior e tem uma cor que varia do vermelho ao laranja.
A colheita é realizada entre os meses de novembro e março, sendo que deve ser colhido apenas quando apresenta cor uniforme. A média de produção por árvore situa-se entre os 15 a 20kg/ano.