Nome científico: Urtica sp
Apesar de mal amada por muitos, a urtiga é a planta preferida de Fernanda Botelho, que diz ser uma das ervas silvestres mais completas que existem, a nível nutricional. “Podemos fazer sopas, guisados, queijos, cerveja, sumos, pão e tudo o que a nossa imaginação quiser. Usam-se as folhas, as inflorescências e as sementes. Convém não incluir os caules nas sopas pois são demasiado fibrosos. Podemos desidratar as folhas e moê-las num moinho de café para polvilhar sobre os alimentos”, refere Fernanda. “As urtigas são tão importantes que existe mesmo uma Confraria da Urtiga em Fornos de Algodres, à qual pertenço, que celebra a urtiga em todas as suas vertentes, medicinais, comestíveis, hortícolas, tintureiras, no fabrico de fibras”, refere.
Os romanos fustigavam o corpo com ela para estimular a circulação; e na Polónia e na Escócia faziam-se roupas, lençóis e toalhas de mesa com a fibra das urtigas, que é muito resistente. Usa-se para tratar anemia, reumático, gota, alergias de primavera.
As urtigas têm tantas ou mais vitaminas que os espinafres, são ricas em vitamina C e ferro. Devem ser colhidas antes de começarem a florir. Escolher de preferência sempre as pontas e as folhas mais tenras. Aconselho a usarem umas luvas sempre que as manipularem. Apesar de apanhadas e com o frio da refrigeração, a intensidade do picar diminui, mas o que é certo é que há sempre uma ou outra ponta que continua "assanhada".
O SABOR?
É bom. É um sabor intenso a verde, qualquer coisa entre os espinafres e as nabiças. E já agora, o poder picante das urtigas perde-se em contacto com a água quente.
Ingredientes:
Água
150 g de folhas de urtigas
650 g de courgettes
525 g de batatas
2 cebolas
3 dentes de alho
0,5 dl de azeite
sal e pimenta preta q.b.
azeite q.b. para servir
1. Numa panela colocar as cebolas cortadas, as batatas descascadas e cortadas, os dentes de alho picados e as courgettes cortadas com a casca.
2. Temperar com sal e regar com água. Levar ao lume até os legumes estarem cozidos. Dois minutos antes de desligar o lume, adicionar as folhas de urtigas e deixar cozer.
3. Adicionar o azeite e a pimenta a gosto. Triturar a mistura com a varinha mágica. Se necessário rectificar o sal.
4. Servir a sopa com um fio de azeite.